O que é solo-cimento ou solo estruturado?


Notas Históricas

Muito antes do que se possa imaginar, o solo é utilizado em construções. Pela facilidade de obtenção e grande abundância, a terra misturada com pedras e madeira foram sem dúvida os materiais que serviram como base para a construção em todos os tempos. Antigamente, antes mesmo do nascimento de Jesus, as casas da época eram feitas com uma espécie de mistura de terra batida e madeira, a Taipa. Com o passar dos anos essa técnica de construção foi aperfeiçoada e hoje chegou-se ao solo-cimento, basicamente o princípio permanece o mesmo, usa-se terra batida com um estabilizador para efetuar construções.

Ainda existem castelos na Europa que foram feitos de solo, os quais estão resistindo ao tempo até hoje, há casos no Chile que até terremotos não conseguiram derrubar as construções e situações que depois de uma grande enchente as construções resistiram, demonstrando tratar-se de um material com uma ótima resistência. Podemos também citar um caso em que uma demolição de uma construção foi cancelada e a nova estrutura foi feita por cima das ruínas devido a grande dificuldade de desvencilhar aquele material do terreno.

Existem muitas vantagens e desvantagens para o emprego deste material na construção, como umidade, trincas, etc.

Para evitar esses problemas, procurou-se estabilizar essa terra, aumentando sua resistência e dando a ela características impermeabilizantes. No começo até óleo de baleia foi utilizado na mistura da terra, hoje o material utilizado é o cimento Portland, a cal ou asfalto.

Um material praticamente de graça e em grande abundância, a terra estabilizada atualmente não é empregada mais na construção de casas, porém vem sendo utilizada na construção de contra-pisos em rodovias, em contenção de taludes, estabilização de terrenos, margens de rios, etc..

Casas de solo-cimento começaram a ser estudadas com maior interesse a partir deste século, quando iniciou-se pesquisas e os dados não eram perdidos. Em1934 foi feito o primeiro estudo quantitativo do material, em 1941 uma grande granja foi executada com o solo-cimento.

No Brasil esse sistema construtivo foi iniciado pelos exploradores portugueses, já que não se tem nenhuma evidência de construções realizados por índios nativos. A primeira publicação brasileira a respeito do assunto foi em 1880 no Rio de Janeiro, por Cesar Rainville e intitulado o "Vinhola Brasileiro".

Somente a partir de 1935 que foram feitas pesquisas para o emprego do solo-cimento para bases de estradas, mostrando-se ser um bom material para esta finalidade.

Interesse pelo solo-cimento na construção de casa foi desaparecendo na proporção que outros materiais apareciam no mercado, com grandes facilidades de transporte, construção e melhores padrões estéticos.

Grandes construções recentes no Brasil datam a época de 1950, onde um grande hospital em Manaus foi construído com paredes de solo-cimento. No resto do mundo esta prática também foi abandonada, em poucos casos, como em tempos de guerra, onde existe uma escassez de material, essa técnica é relembrada e colocada em prática.

Está provado hoje que o solo-cimento pode ter muitas utilidades e que sua resistência é muito grande, principalmente em paredes monolíticas. Podemos afirmar que é um material de grande potencial e que seu estudo será de grande utilidade.

neidyr cury neto - fefaap

0 comentários: