O Caminho do Artesanato, by Laurenta

Um programa de televisão, mostrando um local chamado "Estrada Bonita", em Santa Catarina, inspirou a artesã Flora Maria Mello a criar o "Caminho do Artesanato" em São Lourenço, com o mesmo objetivo: levar o turista à casa do artesão para conhecer sua arte, o uso da matéria-prima e resgatar o valor cultural da produção artesanal da região.

A idéia surgiu em 1995 e no ano seguinte o caminho já era uma realidade, unindo diversos artesãos da zona rural e urbana. Hoje, o Caminho do Artesanato reúne produtos como tapetes feitos em tear manual, artesanato em papel reciclado, flores secas, papel machê, frutas em madeira, bonecos de pano, cerâmica utilitária, pintura barroca, além de produtores de queijos, doces, mel e hortaliças.

Parte dessa produção fica exposta na lojinha do Caminho do Artesanato, na Aldeia Vila Verde, centro de São Lourenço. Outros produtos são vendidos na Parada Ramon, uma antiga estação ferroviária localizada na saída para Caxambu, em frente ao Hotel fazenda Ramon. O Caminho do Artesanato ainda passa por sítios ao longo do Anel Rodoviário e os bairros Cafundó, Estação, Porta do Céu, Vale dos Pinheiros e a vizinha cidade de Carmo de Minas.

Apesar de existente há cerca de nove anos, o projeto "Caminho do Artesanato" ainda encontra dificuldades na divulgação e infra-estrutura, segundo Flora Mello. "A zona rural, por exemplo, precisa de boas estradas e sinalização para o visitante chegar e isso o artesão não tem como fazer", declara Flora. Por isso, desde o ano passado, a artesã vem procurando o apoio do Instituto Estrada Real, que agora se concretiza.

Nos dias 16 e 17 de março representantes do Instituto Estrada Real, Ministério do Turismo e Centro CAPE vieram a São Lourenço para conhecer o Caminho do Artesanato.

"Eu estou completamente encantada, porque a gente viu produtos diferentes, característicos da região e o uso de espaços bastante interessantes como a parada da linha ferroviária e a zona rural. Essa identidade tem que ser mostrada para quem vem de fora e eu acredito que o Caminho do Artesanato pode fortalecer o roteiro da Estrada Real, assim como o Projeto Estrada Real pode fortalecer o Caminho", disse Marina Simião, do Instituto Euvaldo Lodi, que realiza o projeto Produção Associada ao Turismo com o Instituto Estrada Real, o Ministério do Turismo e o Centro CAPE.

O projeto Produção Associada ao Turismo está trabalhando no desenvolvimento de quatro produtos como atrativos turísticos da Estrada Real: o artesanato, a cachaça, queijos especiais e gemas e jóias.

Ana Suely Zerbini, do Ministério do Turismo, afirmou durante a visita que o Ministério pode oferecer apoio ao Projeto, desde que seja encaminhado de forma correta, através do Estado. Segundo ela, a divulgação do Caminho em outros pontos da Estrada Real pode atrair mesmo o turista que não planeja visitar o município de São Lourenço, mas deseja conhecer o artesanato da região.

Ana Suely ressaltou a importância da promoção do trabalho dos artesãos, para que tenham para quem vender seus produtos e também a capacidade de produção para que seja possível atender o maior fluxo de turistas quando o projeto alcançar o sucesso.

Vera Meira, do Instituto CAPE, que executa o projeto Produção Associada ao Turismo, também participou da visita e não resistiu a fazer compras pelo caminho.

A parceria com institutos importantes e o governo federal é um passo importante para o sucesso do projeto. Como diria Flora Mello, uma porta foi aberta para receber apoio assim como as portas dos artesãos que se abrem aos turistas: ”a idéia do Caminho do Artesanato é justamente abrir a porta ao visitante, o que para mim que sou do Rio de Janeiro foi um desafio, pois no Rio a gente não abre a porta pra ninguém“. Em Minas, com certeza, a história é bem diferente.

Caminho Rural

No bairro N. Sª. de Lourdes, um dos poucos recantos rurais de São Lourenço, estão os seguintes pontos de visitação:

1) Flora da Serra – raízes da Mantiqueira - Flora Maria: Arte em flores secas, papel machê, guirlandas, caixas recicladas. Estrada da Areia Branca, s/n - Parque Brasilan - Tel: 3332-3645.

2) Sítio Jardim - Jerusa e Matias Flore - Queijos, mel e horta orgânica. Estrada da Conquista, s/n - Tel: 3331-6726.

3) Doces Cléa – doces artesanais Cléa e João Paulino - R. Ademar de Almeida, 245 - Tel: 3331-2058.

4) Capelinha Nhá Chica - Saída da peregrinação a Baependi - R. João Paulino, 7 – Tel: 3332-7511.

Caminho Urbano

Espalhados pelo centro urbano, e também na cidade vizinha de Carmo de Minas, estão os seguintes pontos de visitação:

5) Jorge Mendes - Arte em frutas de madeira - R. Bento Gonçalves, 670 – Tel: 3331-1940 – Estação.

6) Fundação Casa dos Meninos - Oficinas de Artesanato - R. Heitor Modesto, 270 – Tel: 3331-3899 - Visitação: 2ª a 6ª das 8h. às 17h. – Estação

7) Parada Ramon - Vilma e Luciana - Tapetes em tear e roupas artesanais - Via Ramon s/n – Tel: 3331-1647 – Ramon.

8) Olho na arte - Lívia e Branca - Arte em papel machê e papel reciclado - R. J. C. Soares, 503 – Vila Nova – Tel: 3332-2975.

9) Oficina Anjos de Minas - Beatriz Fernandes - Bonecos de pano e decoração de quarto de criança - R. Ludgero Fernandes de Oliveira, 388 – Porta do Céu - Tel: 3332-6969.

10) Brincadeira de Papel - Eli Cardozo - Arte em papel machê - R. Donário Alves Faria, 110 - Tel: 3332-5313 – Porta do Céu.

11) Bernardo ILG - Cerâmica utilitária - Alameda das Alamandas, 235 – Vale dos Pinheiros - Tel: 3331-5750.

12) Canto Pupê - Giselda Roiz - Arte em papel machê - Alameda dos Ipês, 254 – Vale dos Pinheiros – Tel: 3332-5815.

13) Fábrica das Artes - Regina e Alcione - Arte em pintura barroca (latões e madeira) - R. Drª. Maria Aparecida Chaib, 229 – Carmo de Minas - Tel: 3334-1713.

14) Frutos da Terra - Marília Coli - Arte em cabaça e papel machê - R. Dra. Maria Aparecida Chaib, 111/301 – Carmo de Minas - Tel: 334-1193.

Fonte: Jornal Correio do Papagaio

0 comentários: